Tratamento para Cabelos Secos

Seu cabelo é seco?

Essa característica ocorre quando o fio não retém ou não absorve a umidade essencial e o couro cabeludo produz menos sebo ( o óleo natural que ajuda a nutrir o fio). Consequentemente o cabelo fica com frizz, sem vida, sem brilho, quebradiço e com pontas duplas. A herança genética pode ser o motivo, pois cabelo cacheado ou crespo, em geral é seco. A idade, rotina de cuidados (excesso de tintas, descoloração, químicas, produtos inadequados), exposição a sol, poluentes, uso de secadores e chapinha também interferem.

O hormônio estrogênio é outro fator que interfere bastante na qualidade do fio de cabelo. Ele ajuda a manter sua força e vivacidade, com os fios mais saudáveis. A falta dele, é claro, proporciona justamente o oposto: queda dos cabelos e fios sem vida e sem brilho.

Para deixar os cabelos menos secos e mais saudáveis, é preciso investir pesado em alguns cuidados como hidratação, nutrição e queratinização.

Tratamento para Cabelos Secos

Com o ressecamento, as cutículas capilares ficam dilatadas e totalmente desprotegidas, podendo deixar os cabelos quebradiços. Outro motivo muito frequente é a perda do revestimento natural de gordura dos fios, o que os deixa secos, ásperos e sem brilho. Por isso que normalmente os cabelos com o comprimento maior que 10 centímetros são mais propensos a serem ressecados. Quanto maior os fios, mais difícil é a distribuição dos nutrientes que vêm do couro cabeludo.

Se seu cabelo está muito seco, siga esta sugestão para melhorar a qualidade do fio. Faça um intensivo de hidratação. Fazer uma vez só não resolve o problema do ressecamento.

Receita 1

  • Máscara Capilar

  • 1 colher de sopa bepantol liquido
  • 1 capsula de vitamina A

  • 1 cápsula de vitamina E

  • 1 colher de chá de óleo de coco ou jojoba

  • 2 gotas de óleo essencial de cedro

Modo de fazer: Separe uma quantidade de máscara para o comprimento do seu cabelo. Acrescente os ingredientes. Misture bem em uma tigela. Lave os cabelos com xampu e enxágue bem. Retire o excesso de água e passe a máscara. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem. Finalize com condicionador.

Receita 2

Mix de óleos para as pontas

  • 10 gotas de óleo de coco

  • 10 gotas de óleo de jojoba
  • 10 gotas de óleo de abacate

  • 10 gotas de óleo de semente de uva

  • 10 gotas de óleo essencial de argan

Modo de fazer: Misture todos os óleos em um potinho e passe nas pontas do cabelo. Não precisa encharcar, o fio vai absorver a quantidade necessária, não pode ficar em excesso. Deixe agir por umas 2 horas e lave os cabelos normalmente. Se sobrar, pode ser usado para as próximas vezes.

Por quanto tempo deve se fazer as hidratações?

A hidrataçao da receita 1 e receita 2 devem ser intercaladas. Digamos que você lave os cabelos 4 vezes na semana: você irá fazer duas vezes a receita 1 e duas vezes a receita 2, intercalando as duas. Esse procedimento deverá ser feito por 3 semanas seguidas.

Fonte:https://smoothexperience.com.br/

Avalie esse artigo