Benefícios de Correr para saúde

Uma das vantagens de correr é o que consome a gordura como fonte de energia, diminui o número do mau colesterol LDL e os triglicerídeos (ambos responsáveis pela formação da aterosclerose).


Outros dos benefícios de correr é o aumento do tamanho do coração (hipertrofia excêntrica), o número de artérias e eritrócitos (glóbulos vermelhos), isso aumenta a quantidade de sangue e, portanto, a quantidade de nutrientes e oxigênio que entram no músculo das células, o que resulta em uma maior resistência e melhora do desempenho.


vantagens de correr


Para a saúde esta modificação gera uma menor freqüência cardíaca e diminuição da pressão arterial, diminuindo o risco de doenças do coração.


O coração e as artérias também são músculos, portanto, atividades como correr, tem adaptações benéficas contra doenças do coração.


Mas os benefícios de correr não ficam só há, também melhora a função renal, estimula a formação de massa óssea para prevenir o aparecimento da Osteoporose, reduz a variação da pressão arterial, aumenta a massa muscular, melhora a condição física e previne o envelhecimento prematuro. Além de correr também tem o benefício de melhorar o sistema imunológico


Nem todos os benefícios da corrida são físicos. Também pode fornecer um considerável aumento da confiança e auto-estima, para estabelecer e atingir suas metas ter uma maior sensação de energia e a sentir-se muito mais feliz.


Os corredores têm, em geral, um menor nível de ansiedade do que aqueles que não praticam exercício físico. Quando é executado, obriga o corpo a eliminar o excesso de energia, e, desta forma, alivia o estresse e a ansiedade. Diminui a depressão, melhora o sono e proporciona bem-estar. Muitos desses benefícios é devido à liberação de endorfinas.


Estes são os principais benefícios de correr


1-Queimar calorias


2-Melhora o sistema cardiorrespiratorio


3-Fortalece os músculos das pernas e glúteos


4-Previne várias doenças


5-Causa sensações de prazer e bem-estar


6-Controle de colesterol


7-Melhora o sono


8-Reduz o stress


9-Aumenta a libido


10-Controla a pressão arterial


Correr em jejum com as reservas de glicogênio baixa, força o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia. Quando falamos de exercício físico em jejum nos referimos ao que ocorre depois de várias horas sem tomar qualquer alimento, geralmente a primeira hora da manhã.


Entre os benefícios de correr em jejum inclui a aceleração do metabolismo, o que obriga a utilizar as reservas do dia anterior e, por conseguinte, promove a queima de gordura. Favorecendo a eliminação de líquidos e gorduras, o exercício em jejum é benéfico para os atletas que querem definir os músculos.


Outra vantagem de correr em jejum é que ajuda a limpar o corpo de toxinas, gorduras e açúcares, expulsandolos muito mais rápido.


No entanto, apesar dos benefícios não é um exercício recomendado em todos os casos e para todas as pessoas. Não se esqueça de que a prática do esporte deve ser gradual e adaptado à nossa condição física. Por exemplo, correr em jejum pode levar a perda de fibra muscular e, se o corpo não está preparado, maior risco de desmaios ou hipoglicemia.


Quando e como correr em jejum


Para adquirir todos os benefícios de correr em jejum é recomendável correr, de 20 a 40 minutos num ritmo de baixa intensidade.


Ao não ter ingerido alimentos, as reservas de energia e hidratos de carbono são menores, pelo que não há que superá-la com o exercício físico, já que pode sofrer desmaios ou tonturas.


Ao final, tomar alimentos e bebidas que nos fornecem energia, tais como suco de frutas ou biscoitos (proteínas e hidratos de carbono).


Correr em jejum para perda de peso


Se você quer perder gordura, especialmente nas zonas mais rebeldes, correr com o estômago vazio pode ser um bom aliado, sempre com suavidade e não mais do que 40 minutos por dia. Além disso, esta prática deve ser acompanhada de uma dieta e um plano de treinamento adequado.


Recomendações


Estabeleça um horário em sua rotina diária para esta prática, tenha em mente que o corpo deve se habituar a este momento. Para os iniciantes é fundamental começar pouco a pouco e não realizar a atividade física durante longos períodos de tempo nas primeiras semanas.


Os iniciantes são os que mais devem ter cuidado para que os benefícios de correr sejam eficazes e não lhes cause nenhuma lesão.


Há que evitar correr durante o período de 11:00 às 15:00 horas, uma vez que é o período quando o sol é mais forte e pode nos fazer mal, colocando em risco o progresso de nossa carreira e da nossa saúde.


A escolha de um bom par de tênis também é importante para evitar problemas no momento da atividade, muitas pessoas acabam com lesões após a corrida, devido ao uso de calçado inadequado. A roupa deve ser confortável e leve.


É essencial a hidratação do nosso corpo, a água é uma ótima opção para a substituição de líquido. Consumir alimentos ricos em carboidratos, alimentação saudável, juntamente com a prática de exercícios físicos, lhe trará muitos benefícios.


Para começar esticar os músculos dos braços e das pernas, tanto antes como depois da corrida, É importante manter uma boa postura. Por cada passo balance os braços em oposição aos movimentos das pernas. Nos primeiros dez minutos se deve iniciar muito lentamente, quando o corpo começa a aquecer-se acelere o ritmo.

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